Trabalhar no setor de alimentação é uma atividade de muita responsabilidade. Além de se atentar para a qualidade de alimentos e produtos e se dedicar a prestar um atendimento de excelência, é fundamental estabelecer um bom relacionamento com clientes.
Um contato agradável faz com que a reputação de seu estabelecimento seja sempre positiva. Mas, mais do que isso, permite que o cliente volte várias vezes e ainda indique seus produtos e serviços para outras pessoas.
Sendo assim, o que fazer para construir uma relação saudável, que ajude o negócio a crescer? Confira esse artigo para algumas dicas úteis e indispensáveis!
1. Coloque a empatia em primeiro lugar;
Um bom relacionamento com clientes deve ser sempre pautado na empatia. Na hora de estabelecer contato, se coloque no lugar deles, ainda que vender seja muito importante.
Lembre-se que você depende de seu público para se manter firme perante a concorrência e para que a imagem de sua empresa seja sempre uma referência perante o público. Então, trate todo mundo com respeito, da mesma forma com a qual você gosta de ser tratado quando está na posição de consumidor em uma loja.
2. Estabeleça laços de confiança no relacionamento com clientes;
A confiança é mesmo a base de qualquer negócio. Mostre para seu cliente que ele é importante ao ouvi-lo e levar em conta suas necessidades e expectativas em relação ao que você comercializa.
Mesmo que ele seja um consumidor assíduo em seu comércio, isso não significa que você deva deixá-lo de lado. Seja sempre gentil, disponível e pense em benefícios que possam recompensá-lo pela preferência.
3. Resolva eventuais problemas rapidamente;
Outra questão importante para um relacionamento com clientes saudável é a sua capacidade de resolver problemas rapidamente. Entenda que, se um pedido estiver errado ou se um ingrediente diferente está no prato, a falha deve ser justificada.
Mas, mais do que isso, solucionada. Tenha serenidade e calma, mesmo que a reclamação não pareça justa a princípio. É importante que o consumidor receba atenção e que tudo seja feito de maneira conciliadora, para que ele não desista de seu negócio em uma próxima oportunidade.
4. Tenha conhecimento pleno de seu negócio;
Ter conhecimento pleno de seu negócio não é questão de arrogância. Pelo contrário, a capacidade de dominar informações e assuntos sobre o setor, estar antenado a respeito de tendências, e inovar sempre que possível passa uma segurança significativa para seu cliente.
Quando ele percebe que você realmente conhece o que faz, não pensará duas vezes para comprar com você, na certeza de que seu investimento valerá a pena. E ainda perceberá que você se mantém sempre um passo na frente da concorrência.
Mesmo que essas dicas pareçam óbvias, acredite: muitas empresas não se dedicam a cumpri-las à risca. Portanto, faça mais e melhor e se dedique realmente a manter um bom relacionamento com clientes. A saúde de seu negócio agradece!
Acha que esse artigo pode ajudar outros empreendedores a melhorarem seus produtos e serviços? Compartilhe o artigo em suas redes sociais, para que eles possam se inspirar nessas iniciativas!
Comments