O forno é indispensável para assar qualquer tipo de massa congelada, além de outros preparos com essa característica. Após adquirir um item, é essencial pensar em como realizar a limpeza.
O processo deve ser feito da maneira certa para garantir a proteção e a durabilidade do equipamento. Ao mesmo tempo, tem a função de manter a higiene e as condições sanitárias e de saúde.
Para não ter dúvidas, veja como manter o seu forno limpo e conquiste os melhores resultados.
Limpe a bandeja de coleta de resíduos
Um dos primeiros elementos para dar atenção é a bandeja específica para realizar a coleta de resíduos de alimentos. Ela consegue captar pequenas partículas, farelos e até a gordura de certos preparos.
A limpeza constante dessa área essencial garante que sempre haja espaço para a coleta nos próximos usos, por exemplo. Além disso, impede que ocorra qualquer tipo de contaminação causada pela sujeira anterior.
Faça uma limpeza interna completa
Apesar de a bandeja de coleta do forno ser importante, ela não deve ser a única parte a ser limpa. Por isso, o ideal cuidar de toda a parte interna do aparelho, para garantir um resultado melhor.
Comece a limpar cada bandeja e a estrutura do rack, de modo a retirar qualquer impureza. Também vale a pena realizar o processo nas laterais e, até mesmo, na parte externa e no vidro do item.
Assim, você garante que o componente esteja preparado para o próximo uso e adequado para oferecer bom desempenho.
Evite usar produtos abrasivos no seu forno
Um bom equipamento do tipo é feito de aço inoxidável, então tem maior resistência à corrosão pela água ou pelo ar. No entanto, o uso de certos produtos, como os que são feitos à base de cloro, podem causar prejuízos à estrutura. Já certos acessórios de limpeza, como esponjas ásperas ou palha de aço, arranham a superfície e comprometem a função.
Por isso, o ideal é evitar qualquer tipo de produto ou item abrasivo em seu forno. Tome cuidado, também, com itens químicos, já que podem contaminar os alimentos. O recomendado é seguir as indicações do fabricante para não prejudicar o funcionamento.
Faça a limpeza adequada após cada uso
Em vez de deixar para limpar o seu forno no final da semana ou do mês, o ideal é realizar o processo assim que terminar de usá-lo. A princípio, pode parecer que isso dará mais trabalho, mas é o exato oposto.
Com a limpeza feita depois de cada uso, é possível impedir que as sujeiras fiquem incrustadas na superfície. Além disso, é uma forma de evitar o acúmulo. Por outro lado, o processo a cada vez é bem mais rápido e ajuda a manter a segurança alimentar.
A limpeza do forno é essencial para garantir a utilização adequada desse equipamento. Com a aplicação dessas dicas, é possível fazer com que ele esteja sempre pronto para o uso.
Além desse item, veja quais são outros 4 equipamentos para estabelecimento comercial e saiba o que não pode faltar!
Comments